Por Redação
A SIAPESQ, startup com sede em Rio Grande, foi eleita uma das 10 maiores do mundo em Economia Azul e Sustentabilidade durante o Summit das Águas e Sustentabilidade da Universidade do Algarve (Portugal). O reconhecimento veio após uma competição global com mais de 2 mil startups de diversos países, destacando soluções tecnológicas de impacto ambiental e social.
Referência internacional em inteligência artificial aplicada ao monitoramento e certificação ambiental, a SIAPESQ desenvolve plataformas que reduzem em até 98% o custo e o tempo de monitoramento ambiental, ampliando a precisão e transparência nos processos. Suas soluções já são utilizadas por governos e empresas no Brasil, incluindo Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo, em ações de reconstrução e transição ecológica.
O CEO e fundador, Talles Lisboa, celebrou a conquista destacando o papel de Rio Grande como polo estratégico da Economia do Mar e da Inovação Azul. A startup também foi premiada recentemente pelo Governo da Espanha, com apoio para expansão internacional. O reconhecimento consolida a SIAPESQ como uma deeptech brasileira de impacto global, reforçando a cooperação entre Brasil e Europa em prol da sustentabilidade e resiliência climática.


