Por Redação
A cidade do Rio Grande (RS) se destaca mais uma vez no cenário da ciência e inovação. A startup local SIAPESQ, nascida no Parque Tecnológico do Mar OCEANTEC, foi premiada pelo Governo da Espanha e selecionada para o programa España–Latam ScaleUP 2025, que apoia a internacionalização de empresas latino-americanas.
A SIAPESQ , que desenvolve tecnologias de Inteligência Artificial e monitoramento ambiental, terá apoio financeiro para expandir suas operações na Europa, com foco inicial na Espanha. Seus sistemas contribuem para aumentar a produtividade da pesca, proteger comunidades costeiras e auxiliar empresas e governos a cumprir metas de sustentabilidade.
O programa España–Latam ScaleUP 2025 reuniu 13 startups latino-americanas de destaque em Madri, Valência e Barcelona, oferecendo acesso a investidores, aceleradoras e órgãos governamentais.
Segundo Talles Lisboa, CEO da SIAPESQ, “é um orgulho levar a inteligência ambiental desenvolvida em Rio Grande para o mundo, mostrando a força da inovação gaúcha”.
Sobre a SIAPESQ
Startup brasileira de Inteligência Artificial aplicada ao monitoramento, rastreio e certificação de ativos ambientais, incubada no FeevaleTechPark e graduada pelo OCEANTEC, em Rio Grande (RS).



