Em um esforço conjunto para combater a venda ilegal de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e da Mulher (Smascim) e o Conselho Tutelar de São José do Norte, em parceria com a Brigada Militar e a Guarda Municipal, estão promovendo, mais uma vez, a campanha de conscientização sobre os riscos associados ao consumo de álcool por adolescentes.
A campanha se concentra na importância de respeitar a Lei n. 13.106/2015, que estabelece penas severas para os estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas a menores. A legislação prevê detenção de dois a quatro anos, além de multa que varia de três a dez mil reais, e se aplica a comerciantes, produtores de eventos, supermercados, serviços de entrega, bartenders, garçons e qualquer pessoa que facilite o acesso de álcool a menores.
Smascim e o Conselho Tutelar fazem um apelo especial aos pais e responsáveis para que adotem práticas que garantam a proteção de seus filhos. Entre as recomendações estão:
– Estejam presentes na vida de seus filhos, ouvindo e orientando-os sempre.
– Atenção à oferta de bebidas em festas ou encontros familiares, bem como ao consumo pessoal na presença dos filhos, já que eles tendem a se espelhar nos comportamentos dos adultos.
– Promovam discussões sobre o uso de drogas em família, utilizando filmes, novelas, notícias ou leituras como ponto de partida.
– Conheçam os amigos de seus filhos, incentivando visitas e interações em casa para estabelecer um ambiente de confiança.
– Estimulem a dedicação aos estudos, reforçando a importância da educação.
A prevenção começa em casa, e nunca é tarde para revisar hábitos que possam impactar negativamente a família.
Para denúncias relacionadas à venda ilegal de bebidas alcoólicas, a população pode entrar em contato pelos seguintes números:
– Brigada Militar: 190 ou (053) 3238-1322
– Conselho Tutelar: (053) 9 9946-9291