16.5 C
Rio Grande
23 novembro 2025
spot_img

Semana Municipal das Pessoas Ostomizadas encerra nesta sexta com caminhada e audiência pública

Por Redação

A primeira Semana Municipal das Pessoas Ostomizadas do Rio Grande chega ao fim nesta sexta-feira (14) com duas atividades de encerramento: caminhada e panfletagem às 16h, no Largo Dr. Pio, e audiência pública às 18h, na Câmara de Vereadores. A programação tem foco na conscientização, na defesa de direitos e no fortalecimento de políticas públicas.

O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, com apoio da Furg, Associação de Pessoas Ostomizadas, Aapecan, Federação das Pessoas Ostomizadas e Câmara.

Na quinta-feira (13), uma roda de conversa reuniu usuários, profissionais e gestores para discutir direitos e desafios enfrentados por pessoas ostomizadas. O coordenador Rafael Carneiro destacou que a Semana marca o início de um trabalho conjunto e já trouxe resultados, como a regulamentação da lei que prevê a implantação de banheiros adaptados na cidade.

O Hospital Universitário da Furg apresentou o funcionamento do serviço de estomaterapia, referência no atendimento especializado, com porta aberta, consultas presenciais e teleconsultas via WhatsApp no (53) 98402-4153. O setor funciona no terceiro piso do HU, das 7h30 ao meio-dia e das 14h às 17h, com atendimento e materiais fornecidos gratuitamente pelo SUS.

Na área jurídica, o defensor público Lucas Moreira explicou direitos garantidos por lei às pessoas ostomizadas, reconhecidas como pessoas com deficiência. Entre eles estão: fornecimento gratuito de bolsas de colostomia pelo SUS, prioridade em atendimentos, tramitação prioritária de processos, acesso a ações afirmativas e possibilidade de solicitação do BPC/Loas, conforme critérios de renda.

Durante os relatos, usuários destacaram desafios e superações no cotidiano. A programação se encerra nesta sexta, com atividades abertas ao público.

- Anuúncio -spot_img

PRINCIPAIS NOTÍCIAS