O varejo é um dos setores que vem em maior transformação nos últimos anos. Com
o consolidado mercado de compras pela internet – mais conhecido como
e-commerce -, o crescimento do autosserviço e a economia brasileira que desafia o
consumidor com altos juros e instabilidade de preços, de grandes grupos
econômicos a pequenos empreendedores precisam se reinventar e estar atentos às
tendências de mercado, afim de se manterem vivos e lucrativos neste cenário.
O empresário e consultor Rogério Luz esteve no sábado (08) no programa
Liderança em Foco e foi recebido nos estúdios da Rádio Cultura pelo apresentador
do programa de entrevistas Bruno Rios. Na ocasião Rogério, que atua no ramo de
alimentação com a franquia de Rio Grande da Duckbill Cookies & Café e é consultor
na Desenvolva Treinamentos, trouxe as tendências do varejo de acordo com a NRF
Big Show, evento da Federação Nacional de Varejo dos Estados Unidos que debate
anualmente o varejo mundial. O empreendedor, que também está na diretoria da
Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Rio Grande e São José do Norte, apontou 4
pilares para se refletir sobre o varejo em 2025.
1. Tecnologia e Inovação
Num mundo cada vez mais tecnológico, com uma geração que já nasce imersa no
ambiente digital, hoje é preciso que o comerciante saiba como bem utilizar sistemas
que facilitem a vida do cliente e permitam um melhor controle dos seus negócios. “A
gente não tinha autosserviço na franquia, hoje pela nossa experiência é possível
comprar pela tela porque tem uma geração que prefere comprar sem precisar ir no
balcão.” afirmou Rogério sobre sua cafeteria.
2. E-commerce
Ainda no mesmo sentido, o varejista deve ter a consciência que uma parcela
significativa dos clientes compram a partir de suas casas através da internet,
principalmente após a pandemia de COVID-19. Com isso oferecer de forma fácil e
com uma entrega rápida os seus produtos pela internet vai fazer a sua empresa
atingir esse público, afirmou o empresário.
3. Sustentabilidade
O consumidor está cada vez mais exigente quanto às questões da sustentabilidade
ambiental. Ele não só quer saber a procedência dos produtos que consome como
também do descarte destes produtos. Dessa forma Rogério Luz afirma que
implantou projetos em seus negócios que visam a sustentabilidade, como o
descarte da borra de café como adubo para parceiros.
4. Experiência na loja física
Num mundo onde o consumidor não precisa sair de casa para comprar, oferecer
espaços atrativos é essencial para motivar essa ida até os espaços físicos, afirmou
Rogério na entrevista, que está disponível no Spotify (podcast com o título
Liderança em Foco Zona Sul) e Youtube da Rádio Cultura Rio-grandina. Hoje
as pessoas procuram lugares para viverem tempo de qualidade e experiências de
comprar além do simples ato de adquirir um produto. Pensar layouts inovadores,
espaços instagramáveis (termo que significa lugar legal para postar uma foto nas
redes sociais) e ambientes que incentivem ao encontro físico tem vantagens na hora
da escolha do consumidor.
O programa Liderança em Foco é o programa de entrevistas das manhãs de sábado
da Rádio Cultura, ao vivo às 9h da manhã. Apresentado por Bruno Rios tem
também transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube da rádio e os programas são
disponibilizados posteriormente no Spotify.