6.3 C
Rio Grande
1 julho 2025
spot_img

Santa Casa e Prefeitura anunciam medidas para ampliar atendimento durante o inverno

Por Redação

Com a chegada das baixas temperaturas, o Executivo Municipal e a Santa Casa do Rio Grande uniram esforços para reforçar os serviços de saúde no município. A iniciativa conta com o apoio dos governos federal e estadual e prevê investimentos tanto na Santa Casa quanto nas unidades da rede municipal de saúde.

Na Santa Casa, serão abertos temporariamente mais 10 leitos de suporte ventilatório e outros 10 leitos de UTI. A previsão, segundo o presidente da instituição, Renato Silveira, é de que os leitos de suporte estejam disponíveis em uma semana, enquanto os de UTI devem entrar em operação entre 10 e 15 dias. “Faltam pequenos detalhes, pois temos os equipamentos e as equipes”, destacou Silveira. A medida busca aliviar a superlotação na emergência, que atualmente atende 24 pacientes.

UPA Junção contará com atendimento volante

Durante reunião realizada nesta segunda-feira (30), na Prefeitura Municipal, a secretária de Saúde, Juliana Acosta, apresentou outras ações que visam melhorar o atendimento à população. A partir desta terça-feira (1º), será implementado o serviço de atendimento volante na UPA Junção. A iniciativa destina-se a pessoas que se deslocam até a unidade apenas para receber medicamentos. Com a novidade, equipes da Saúde irão até o domicílio do paciente para aplicar os remédios, mantendo o acompanhamento pela equipe da UPA.

Vacinação contra a Influenza e reforço médico

Desde o início de junho, a Prefeitura ampliou os horários de vacinação contra a gripe em três unidades: UBS Rita Lobato (17h às 21h), UBS Profilurb (19h às 22h) e UBS Quinta (19h às 22h). Além disso, foram reforçadas as equipes médicas na UPA Cassino (com atendimento das 14h às 20h) e na unidade Rita Lobato (17h às 23h). Também foram adquiridos mais insumos, medicamentos e oxigênio. “Todos são necessários para dar um suporte adequado para atendimento à saúde no inverno”, afirmou a prefeita Darlene Pereira.

Segundo Juliana Acosta, essas ações devem agilizar a rotatividade dos leitos, aumentando a disponibilidade para novos atendimentos. Ela reforça a importância da prevenção: “vá se vacinar, vacine seus filhos, porque a prevenção é a melhor alternativa”.

CTA com novo horário e expansão da PrEP

Outra medida adotada é a ampliação do horário de atendimento do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no prédio do Centro de Vigilância em Saúde (Posto IV). A partir desta terça-feira, o local funcionará das 8h às 20h às terças e quintas-feiras. Nos demais dias, o horário segue das 8h às 17h.

Além disso, a oferta da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) — medicação preventiva contra o HIV — foi ampliada na rede. A formação das equipes da Estratégia Saúde da Família, do Ambulatório LGBT e da UBS Prisional foi concluída, permitindo a distribuição da medicação em todas as unidades, com exceção das UBS do Parque São Pedro, Junção, Parque Marinha, Hidráulica e PPV, que devem receber capacitação no segundo semestre. O objetivo é atingir 100% da rede com esse serviço.

- Anuúncio -spot_img

PRINCIPAIS NOTÍCIAS