23.8 C
Rio Grande
19 dezembro 2025
spot_img

Rio Grande adere ao Plano Nacional de Cuidados

Por Redação

O município do Rio Grande aderiu, nesta segunda-feira (12), ao Plano Nacional de Cuidados, política pública do Governo Federal que reconhece o cuidado como um direito, uma responsabilidade coletiva e eixo central das ações governamentais. A iniciativa fortalece a prestação e a qualificação de serviços voltados a públicos prioritários, como mulheres, crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência e trabalhadoras e trabalhadores do cuidado, remunerados ou não.

Segundo a superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Município da Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudia Peixoto, a adesão reafirma o compromisso da administração municipal com uma agenda que coloca a vida digna no centro das decisões públicas, fortalecendo a rede de proteção social e a promoção dos direitos humanos nos territórios.

Lançado pelo Governo Federal, o Plano Nacional de Cuidados prevê investimento de R$ 25 bilhões até 2027 e reúne 79 ações distribuídas em cinco eixos estratégicos. Entre as iniciativas estão a criação de cuidotecas, capacitação de profissionais do cuidado, lavanderias públicas e ampliação da oferta de creches.

Com a adesão, Rio Grande passa a integrar ativamente a implementação dessas políticas, ampliando a capacidade de planejar, articular e executar ações de cuidado ao longo do ciclo da vida. A SMADH terá papel central nesse processo, atuando de forma integrada com a rede de proteção social e demais secretarias do governo municipal.

- Anuúncio -spot_img

PRINCIPAIS NOTÍCIAS