Por Redação
O Oceantec-Mar RS, projeto de expansão do Parque Científico e Tecnológico da FURG, é finalista do Prêmio Finep de Inovação 2025, a principal premiação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa marca um novo passo no fortalecimento da Economia do Mar e do ecossistema de inovação azul do Rio Grande do Sul.
Financiado pela Finep, o projeto prevê a ampliação da estrutura do Oceantec no campus de Rio Grande e a construção de um novo prédio em Santo Antônio da Patrulha, com foco em biotecnologia marinha, robótica, ciência de dados e ciências do mar. Segundo o diretor do parque, Samuel Bonato, a proposta busca impulsionar a inovação e ampliar o espaço para empresas e laboratórios.
O projeto tem como empresa-âncora a Portos RS e conta com apoio das prefeituras de Rio Grande e Santo Antônio da Patrulha, além da FAURG, modelo de cooperação que contribuiu para a indicação ao prêmio.
Entre cerca de três mil projetos apoiados pela Finep, 144 seguem na disputa regional. A etapa Sul ocorre em Florianópolis, no dia 23 de outubro, e os vencedores avançam à final nacional, prevista entre novembro e dezembro, no Palácio do Planalto, em Brasília.


