Na tarde desta sexta-feira, 7, a prefeita Darlene Pereira e a procuradora geral do Município, Nídia Bonfim, estiveram reunidas de forma virtual com a procuradora da República Anelise Becker, para tratar sobre os encaminhamentos da última reunião realizada com os prefeitos da Azonasul, sobre a situação financeira da Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande.
Também participou da reunião o deputado federal Alexandre Lindenmeyer, que reforçou a necessidade de transparência nas informações da Santa Casa e da realização de auditoria. O deputado informou que, no último ano, a Santa Casa recebeu um aporte superior a R$ 14 milhões em emendas parlamentares e que, ainda assim, o valor não foi suficiente para suprir a demanda da instituição.
A procuradora da República se colocou à disposição para colaborar, ajudando a encontrar e encaminhar as possíveis soluções. Anelise Becker solicitou que todas as tratativas sejam documentadas e remetidas ao Ministério Público. E a secretária de Município de Saúde, Juliana Acosta, dará encaminhamento à solicitação dos presentes de que o Conselho Municipal de Saúde (CMS) possa realizar uma reunião extraordinária na próxima segunda-feira, 10.
Já para a prefeita Darlene Pereira, “a solução está na nossa luta pelo aumento dos recursos para média e alta complexidade (teto MAC), junto aos governos estadual e federal, e na busca pela qualificação dos serviços”. Darlene informou que já solicitou agenda para a próxima semana com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, e que irá buscar o seu apoio na luta pelo aumento do teto MAC.
Nos próximos dias, a Prefeitura irá encaminhar ao Ministério Público os documentos solicitados e apresentá-los na reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde. A procuradora geral do Município solicitou ao Ministério Público o envio da minuta referente ao Termo de Compromisso que possibilita um aporte financeiro através de empréstimo, oriundo do Fundo de Recuperação de Bens Lesados, para que este também possa ser apresentado ao conselho.