Por Redação
Uma ação rápida de policiais militares do 6º BPM salvou a vida de uma recém-nascida na manhã do dia 7 de fevereiro, em Rio Grande.
O pai da bebê, Maikon, ligou para a Brigada Militar informando que a esposa estava em trabalho de parto. A pequena Maria nasceu em casa, mas não respirava.
Em entrevista ao programa Manhã Regional, da Rádio Cultura Zona Sul, o pai relembrou o desespero: “A criança veio muito rápido. Veio pro meu colo e eu não sabia o que fazer. Porque ela não chorava.”
Os soldados Trajano e Heleno iniciaram orientação por videochamada enquanto o Samu era acionado. “Ele disse: ‘Já nasceu, mas ela não tá respirando’. A gente falou: calma, vamos colocar em prática tudo aquilo que a instituição nos ensinou”, relatou Trajano.
Seguindo as instruções, Maikon conseguiu estimular a respiração da filha. “Ele me deu o auxílio correto. Até ela chorar eu não parei”, contou. “Só quero agradecer de coração.”
Quando as equipes chegaram, a bebê já apresentava sinais vitais e foi encaminhada ao hospital com a mãe.
O soldado Heleno destacou o preparo da corporação: “Foi um momento de bastante tensão, mas conseguimos orientar bem nas manobras e graças a Deus deu tudo certo.”
Para o sargento Valentim, que encerra a carreira em março após 36 anos de serviço, a ocorrência teve significado especial. “Foi uma honra participar desse fato e fechar um ciclo com chave de ouro.”
A Brigada Militar reforçou a importância de acionar corretamente os serviços de emergência e destacou que sua missão é “proteger a sociedade gaúcha e salvar vidas”.



