O governador Eduardo Leite autorizou, nesta segunda-feira (3), a abertura de novos concursos para reforçar o efetivo das forças de segurança do Rio Grande do Sul. Serão oferecidas 2.734 vagas para a Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto-Geral de Perícias (IGP).
Segundo Leite, a medida reforça o compromisso do governo estadual com a reposição contínua do efetivo. “Com isso, garantimos que não haja defasagem nas forças de segurança. No nosso governo, possibilitamos a reposição todos os anos, e seguiremos assim para que o Rio Grande do Sul continue sendo um Estado que oferece segurança para quem vive, trabalha e empreende aqui, como foi em 2024, o ano mais seguro da história recente”, destacou.
Distribuição das vagas
Os concursos contemplarão diversos cargos dentro das corporações de segurança:
Brigada Militar
- 1.200 vagas para soldado
- 30 vagas para oficial especialista em saúde
- 120 vagas para aluno-oficial do Quadro de Oficiais do Estado-Maior
Polícia Civil
- 30 vagas para delegado
- 360 vagas para escrivão
- 360 vagas para inspetor
Corpo de Bombeiros Militar
- 400 vagas para soldado
Instituto-Geral de Perícias
- 70 vagas para perito criminal
- 54 vagas para perito médico-legista
- 110 vagas para técnico em perícia
Os editais com as regras específicas para cada cargo serão publicados ao longo de 2025, assim como a aplicação das provas.
A abertura dos concursos faz parte da política de reposição planejada do efetivo das forças de segurança, adotada pelo governo desde 2019, garantindo a renovação contínua dos quadros das corporações.