13.5 C
Rio Grande
16 julho 2025
spot_img

Exposição interativa “Olho D’Água” chega a Rio Grande com arte, tecnologia e cinema ambiental

Por Redação

A cidade do Rio Grande (RS) recebe, entre os dias 2 e 5 de julho, a exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, que propõe uma imersão lúdica e tecnológica no ciclo da água e na importância da preservação dos recursos hídricos. A mostra será realizada na Praça Saraiva, no bairro Cidade Nova, e conta com instalações artísticas, experiências em realidade virtual e exibição de filmes ao ar livre.

De quarta (02) a sexta-feira (04), a visitação será exclusiva para escolas previamente agendadas. No sábado (05), o espaço estará aberto ao público em geral das 14h às 18h, com entrada gratuita. No mesmo dia, às 18h, ocorre a Mostra Cine ao Ar Livre, com exibição de produções voltadas à temática ambiental.

Realizado pela 3 Apitos Cultura, com patrocínio do Instituto Aegea e Corsan, e apoio da Prefeitura do Rio Grande e da Secretaria de Educação, o projeto é viabilizado por meio da Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura). A realização é do Ministério da Cultura e Governo Federal.

Tecnologia e educação ambiental

A proposta da exposição é proporcionar uma vivência transformadora sobre a relação do ser humano com a água, por meio de um Tech-Truck — caminhão adaptado com plataforma digital e ferramentas artísticas. Os visitantes poderão usar óculos de realidade virtual para acompanhar o percurso da água desde sua nascente até o mar, passando por florestas, cidades e comunidades.

“Neste trajeto, os visitantes vivenciam experiências que encantam e, ao mesmo tempo, ensinam práticas de cuidado com a água e com o meio ambiente”, explica Leonardo Magnin, um dos coordenadores do projeto.

Cinema e sustentabilidade

A Mostra Cine ao Ar Livre complementa a programação com filmes que abordam questões ambientais e de sustentabilidade de maneira lúdica e acessível para todas as idades. Guilherme Mello, também coordenador da iniciativa, destaca a receptividade da exposição: “Nossa expectativa é manter o sucesso que o projeto vem obtendo desde seu início e seguir dialogando com crianças e adultos sobre a preservação dos recursos hídricos.”

A diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi, reforça a importância do apoio a ações como essa: “Queremos, cada vez mais, contribuir para o desenvolvimento socioambiental das comunidades em que atuamos, para que também se tornem agentes transformadores de cidades mais ambientalmente conscientes e sustentáveis.”

A exposição já passou por diversos estados do Brasil, com grande participação do público. Em Rio Grande, a iniciativa promete reunir educação, arte, tecnologia e consciência ambiental em uma experiência gratuita e aberta à comunidade.

- Anuúncio -spot_img

PRINCIPAIS NOTÍCIAS