Por Redação
O Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil (CRAI) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-Furg), vinculado à Ebserh, será homenageado no dia 23 de outubro com um Voto de Louvor da Câmara Municipal de Rio Grande, pelo serviço prestado à comunidade e à região.
Desde sua implantação em março de 2023, o CRAI realizou 547 acolhimentos de vítimas de violência sexual e 2,7 mil atendimentos multiprofissionais, envolvendo médicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais, em parceria com Polícia Civil, IGP e PML. O atendimento inclui acolhimento psicológico e social, avaliação médica, coleta de exames e perícias, com encaminhamento dos casos ao Ministério Público, Polícia Civil e Conselho Tutelar, garantindo acompanhamento e responsabilização dos agressores.
Segundo Tânia Fonseca, coordenadora do CRAI, o serviço aumentou em 250% os registros policiais de violência sexual infantojuvenil e 300% as notificações no SINAN, fortalecendo políticas públicas e a rede de proteção. O CRAI atende crianças e adolescentes de até 18 anos dos municípios de Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí.
Denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, Brigada Militar, Polícia Civil ou Conselho Tutelar. Atendimentos agendados no CRAI podem ser marcados pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone/WhatsApp (53) 3233-0264; casos urgentes são atendidos pelo Serviço de Pronto Atendimento do HU-Furg.


