Por Redação
A Vigilância em Saúde do Rio Grande divulgou nesta segunda-feira (6) o boletim da 40ª semana epidemiológica sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Não houve novos óbitos em relação à semana anterior, mantendo o total em 65 mortes: 51 em hospitais e 14 em UPAs.
A SRAG inclui casos de síndrome gripal com comprometimento respiratório, causada por influenza, covid-19 e outros vírus. No município, 75.289 pessoas foram vacinadas contra a gripe (39,2% da população), sendo 59,4% idosos e 56% nos grupos prioritários.
O Rio Grande permanece em estado de emergência em Saúde Pública devido ao aumento de casos, superlotação de serviços e falta de leitos de UTI gerais, pediátricos e neonatais, representando risco à população.
Entre os óbitos por vírus respiratórios, 60,6% foram por SRAG não especificado, 18,2% por influenza, 13,6% por rinovírus, 4,5% por VSR, e 1,5% cada por metapneumovírus e covid-19.
A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação continua sendo a medida mais eficaz de prevenção contra complicações graves da gripe, disponível em todas as unidades de saúde públicas.


