20.1 C
Rio Grande
5 outubro 2025
spot_img

IBGE inicia pesquisa inédita sobre impactos das enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul

Por Redação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início à Pesquisa Especial sobre as Enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul (PEERS), iniciativa inédita que busca compreender os efeitos das enchentes ocorridas entre abril e maio do ano passado. Em Rio Grande, a apresentação do estudo foi feita nesta terça-feira (23) à prefeita Darlene Pereira pela chefe da agência local do IBGE, Maria do Carmo Trugillo, e pelo técnico Alex Mano.

No município, a coleta será realizada entre 3 e 7 de novembro e, posteriormente, de 1º a 19 de dezembro, abrangendo áreas do entorno da Lagoa dos Patos, São Gonçalo, oceano (Barra), Lagoa Mirim e Saco da Mangueira.

A pesquisa será feita por telefone, e o IBGE reforça a orientação para que a população salve o número oficial da instituição: (21) 2142-0123. Podem participar moradores selecionados no cadastro da pesquisa que estavam presentes no domicílio durante as enchentes e tenham 14 anos ou mais. É possível agendar a entrevista ou confirmar a identidade do agente de coleta pelo 0800-721-8181 ou pelo e-mail [email protected].

A PEERS teve início em Porto Alegre no dia 15 e será realizada em sete regiões do Estado até 19 de dezembro. O levantamento tem como objetivo identificar como a população foi afetada e quais os reflexos um ano após a tragédia. Os dados subsidiarão o planejamento de políticas públicas, planos de prevenção e estratégias de resposta rápida a futuros desastres climáticos. A ação integra a força-tarefa criada pela Presidência da República em apoio ao Rio Grande do Sul, que também incluiu a criação do Singed Lab, laboratório de inovação do IBGE.

Munic 2025

Durante o encontro, Maria do Carmo Trugillo e Alex Mano também apresentaram a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic 2025), que está em andamento e envolve todos os 5.571 municípios brasileiros. O levantamento abrange temas como perfil dos gestores municipais, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), recursos humanos e financeiros, legislação, planejamento, meio ambiente e gestão de riscos.

Em Rio Grande, o questionário será respondido pelo Gabinete da Prefeita em conjunto com as secretarias municipais.

- Anuúncio -spot_img

PRINCIPAIS NOTÍCIAS