Por Redação
A Câmara de Comércio do Rio Grande promoveu, nesta quinta-feira (17), a segunda edição da reunião-almoço Tá em Pauta, que reuniu cerca de 200 pessoas para debater o desenvolvimento econômico do município. O encontro contou com a participação da prefeita Darlene Pereira, do deputado estadual Halley Lino de Souza e do deputado federal Alexandre Lindenmeyer.
O presidente da Câmara de Comércio, Rafael Ferreira, destacou a importância da institucionalidade e do fortalecimento de parcerias. Ele ressaltou que o evento aproxima lideranças políticas e empresariais em torno de uma pauta comum: o crescimento da cidade.
“Nada grande se constrói sozinho. O Tá em Pauta é um espaço de diálogo que valoriza a democracia e a institucionalidade, fundamentais para garantir investimentos e oportunidades de crescimento para a nossa comunidade”, afirmou.
A prefeita Darlene apresentou um balanço dos investimentos em andamento, que somam R$ 9,5 bilhões em obras industriais, da construção civil e novos empreendimentos comerciais. Entre as empresas em expansão estão CCGL, CMPC, Vanzim e Josapar, além da chegada de novos negócios. Ela também destacou a geração de empregos formais e a necessidade de preparar Rio Grande para receber esse crescimento.
“Nada acontece de grande quando se faz sozinho. Eu acredito em um governo construído coletivamente, que dialogue com todas as áreas e prepare Rio Grande para ser, de fato, um grande polo de desenvolvimento”, afirmou.
O deputado estadual Halley Lino de Souza fez um balanço dos nove meses de mandato, citando a atuação em 43 projetos de lei, audiências públicas e frentes parlamentares. Ele abordou pautas estratégicas, como a transformação da refinaria em biorefinaria, investimentos da CMPC Celulose, redução do ICMS para automóveis e o avanço da nova ponte para São José do Norte. Também enfatizou a defesa do Porto do Rio Grande e a revisão do modelo de concessão do Polo Rodoviário de Pelotas.
“O nosso mandato é da cidade do Rio Grande e dos setores produtivos. O desafio é fazer com que Rio Grande seja verdadeiramente grande, pelo tamanho e pela proporção que tem”, destacou.
Participando remotamente devido a compromissos em Brasília, o deputado federal Alexandre Lindenmeyer ressaltou a assinatura do contrato do Estaleiro Rio Grande para a construção dos navios gaseiros da Transpetro e a participação da Ecovix e do EBR em editais com boas chances de êxito. Ele também citou a possibilidade de destravar o projeto da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), além de emendas destinadas à Marinha do Brasil e à Santa Casa do Rio Grande. Por fim, destacou o andamento do projeto executivo do lote 4, em parceria com a prefeitura.
A Rádio Cultura Zona Sul se fez presente, representada por sua direção, Wanda Leite e José Augusto Valerão.