Por Redação
A Santa Casa de Rio Grande recebeu nesta segunda-feira (15) um lote de 196 camas hospitalares importadas da Turquia, fruto de um investimento de R$ 2 milhões realizado pelo governo do Estado. A entrega simbólica ocorreu no Terminal de Contêineres Tecon Rio Grande e contou com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.
Além das camas, a instituição também será contemplada com 196 poltronas reclináveis, atualmente em processo de aquisição. Os equipamentos serão destinados às alas de internação do Sistema Único de Saúde (SUS) e contam com regulagem automatizada, suporte de até 250 quilos e sistemas de segurança, proporcionando mais conforto aos pacientes e melhores condições de trabalho para as equipes médicas e de enfermagem.
Os modelos recebidos são do tipo SV2 Custom, da fabricante Stryker, e foram importados da Turquia. Com padrão tecnológico equivalente ao de grandes centros de referência, as camas reforçarão a qualidade do atendimento nas áreas de internação clínica e cirúrgica do hospital, que é referência para mais de 1 milhão de habitantes das regiões Sul e Pampa.
Durante o ato de entrega, a secretária da Saúde destacou a importância do investimento.
“A Santa Casa está de parabéns por essa aquisição, que contou com apoio do governo do Estado. Estamos muito realizados por termos viabilizado esse investimento e por testemunhar que, juntos, somos mais fortes para promover saúde para a população. Além disso, avaliamos a inclusão de um novo angiógrafo no orçamento de 2026, reforçando a referência da instituição na área de cardiologia e garantindo tecnologia indispensável para salvar vidas”, afirmou Arita Bergmann.
O presidente da Santa Casa, Renato Silveira, também comemorou a conquista.
“São 196 camas de primeira linha, que chamamos de ‘a Ferrari das camas’, importadas da Turquia em uma iniciativa inédita e histórica para a Santa Casa. Essa conquista, viabilizada com recurso do governo do Estado, garante mais conforto aos pacientes e melhores condições de trabalho para nossas equipes. É o coroamento de uma parceria fundamental, que mostra a importância do apoio do Estado no processo de recuperação da instituição”, destacou.
Nos últimos quatro anos, a Santa Casa recebeu R$ 21,9 milhões em obras e equipamentos provenientes do governo estadual. Entre as melhorias estão o novo centro de diagnóstico por imagem e investimentos em oncologia e centro cirúrgico. Atualmente, a instituição conta com outros projetos em andamento pelo programa Avançar Mais na Saúde, como a implantação de um novo centro materno-infantil e reformas estruturais.