Por Redação
Nesta sexta-feira (22), a Polícia Civil, por meio da 1ª DPRCAPE do Departamento de Repressão aos Crimes Contra Administração Pública (DERCAP), em conjunto com a Regional de Camaquã, deflagrou a Operação Regalia, com o objetivo de desarticular um esquema de corrupção e facilitação dentro do sistema prisional na região sul do estado. A ação contou com apoio da 18ª DPRI, DHPP, DEIC, DENARC, além da Corregedoria e do Canil da Polícia Penal do Rio Grande do Sul.
Ao todo, 80 policiais civis participaram do cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão nas cidades de Camaquã, Tapes, São Lourenço do Sul, Canguçu e Rio Grande. Durante a operação, foram apreendidas porções de drogas.
As investigações tiveram início para apurar a atuação de policiais penais, servidores municipais e detentos em práticas criminosas, como transferências dirigidas de presos para beneficiar determinados custodiados, ingresso irregular de celulares e drogas em unidades prisionais, com intermediação de detentos e participação de policiais penais. Também foram identificados pedidos de vantagens financeiras indevidas para concessão de benefícios dentro do cárcere, além de ações para impedir o cumprimento de ordens judiciais, como a retirada de celulares antes da entrada de equipes policiais em operações de busca.
Na operação, são investigados os crimes de corrupção ativa e passiva, facilitação do ingresso de celulares e drogas em presídios, prevaricação imprópria e fraude processual qualificada.