19.6 C
Rio Grande
6 outubro 2025
spot_img

Semana do Patrimônio 2025 é aberta com foco no Mercado Público Municipal

Por Redação

A Semana do Patrimônio 2025 foi oficialmente aberta nesta segunda-feira (18) com o tema “Histórias e Fazeres do Mercado Público Municipal”. A solenidade de abertura aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal e reuniu autoridades, convidados e a comunidade, marcando o início da programação, que segue até a próxima segunda-feira, 25.

O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Município da Cultura e Economia Criativa, e conta com apoio de diversos parceiros. A programação oferece palestras, oficinas, rodas de conversa, apresentações audiovisuais e musicais, visitas guiadas e exposições.

O tema deste ano destaca a importância histórica e cultural do Mercado Público Municipal, um dos principais símbolos da cidade. O prédio atual foi construído em 1863 e inaugurado em 1869, apresentando arquitetura neoclássica de inspiração lusitana. Ao longo dos anos, o Mercado passou por incêndios, reconstruções e até a enchente de 2024, mas mantém-se como referência da identidade e da vida comunitária da cidade.

Durante a solenidade, o vice-prefeito Paulo Renato Gomes – Renatinho – ressaltou a relevância histórica do município e do Mercado Público. “Nossa cidade é a mais antiga do Rio Grande do Sul, com 288 anos de existência. Temos a responsabilidade de preservar essa cultura tão rica e os prédios que representam uma riqueza significativa não apenas para Rio Grande, mas também para o Estado e para o Brasil. Temos a Biblioteca Rio-grandense, a quarta mais antiga do país; o Sobrado dos Azulejos; a Catedral de São Pedro; a Igreja do Carmo e, principalmente, o Mercado Público, com o qual tenho grande identificação. Uma obra neoclássica que é um verdadeiro cartão-postal do município”.

A secretária adjunta da Cultura e Economia Criativa e uma das organizadoras do evento, Janice Hias, destacou que esta é a terceira edição da Semana do Patrimônio. “Estamos na terceira edição da Semana do Patrimônio e, neste ano, celebramos o nosso Mercado Público, com suas histórias e seus fazeres. Toda a programação foi pensada a partir desse marco, valorizando não apenas o prédio, mas também a herança imaterial que ele representa para a comunidade. Será uma semana intensa de atividades, com palestras, visitas guiadas, oficinas e apresentações. O evento é aberto a toda a comunidade e totalmente gratuito”, afirmou.

O superintendente do Patrimônio, da Diversidade Cultural e Memória da SMCEC, Luiz Rogério Borges Tavares Junior, também ressaltou a importância do evento. “O patrimônio é a memória da cidade, aquilo que constitui a identidade dos povos que estruturaram o município. Hoje, a gestão busca resgatar a memória muitas vezes apagada do patrimônio imaterial de Rio Grande. A comunidade precisa sentir pertencimento e compreender o valor do nosso patrimônio, reconhecendo a importância da história, das crenças, das danças e das tradições que também fazem parte do que somos”, disse.

Durante a solenidade, as autoridades presentes parabenizaram a coordenadora da Fototeca Municipal Ricardo Giovanninni, Gianne Atallah, por sua dedicação na organização do evento.

Mapa do Patrimônio Cultural

Na abertura, também foi lançado o Mapa do Patrimônio Cultural do Rio Grande, ferramenta que reúne informações sobre os bens culturais do município. “Estamos lançando hoje o Mapa do Patrimônio Cultural, criado na Fototeca como mais uma ferramenta educativa da Semana do Patrimônio. Inicialmente, planejávamos um passeio ciclístico por vários pontos, mas, como ele não aconteceu, transformamos os locais em uma ferramenta permanente. Foram listados prédios históricos, principalmente no Centro Histórico, além de lugares de memória, praças e, futuramente, monumentos. O mapa é de acesso rápido e foi pensado para aproximar a sociedade do patrimônio, reforçando o sentimento de pertencimento. Estamos disponibilizando o link de acesso e também o QR Code para que todos possam conferir”, explicou Lauro Barbosa, um dos articuladores para a criação da ferramenta.

A Semana do Patrimônio segue até o dia 25 com uma programação diversificada. Também participaram da solenidade a secretária da Cultura e Economia Criativa, Rita Patta Rache; os secretários Nilson Pinheiro, da Agricultura e Pecuária; Cláudio Costa, de Relações Institucionais e Comunitárias; Edward Moraes – Dado, adjunto da pasta de Desenvolvimento, Inovação, Turismo e Economia do Mar; além dos vereadores Glauber Nunes (PT) e Professora Denise Marques (PT).

 

- Anuúncio -spot_img

PRINCIPAIS NOTÍCIAS