Por Redação
A manhã desta segunda-feira (30) trouxe alívio parcial para a população de Rio Grande: o nível da Lagoa dos Patos recuou para 74,2 cm, ficando 5,8 cm abaixo da cota de inundação. O dado é do linígrafo do CCMAR e foi atualizado às 9h pelo Sistema Radar/FURG. No entanto, o pico da cheia ocorreu no sábado (28), às 23h30, quando o nível chegou a 1,27 m, ou seja, 47 cm acima da cota considerada de transbordamento.
Apesar da redução momentânea, a Defesa Civil segue em alerta. Isso porque a forte precipitação registrada no fim de semana no norte e nordeste do Estado pode causar reflexos em Rio Grande nos próximos dias. Regiões como Passo Fundo e Carazinho receberam 120 mm de chuva, Caxias do Sul e Bento Gonçalves 100 mm, São Francisco de Paula 80 mm e a Região Metropolitana de Porto Alegre acumulou 60 mm. A previsão é de que o aumento do volume dos rios na capital impacte o município do sul em um prazo de 8 a 9 dias.
Áreas vulneráveis e medidas preventivas
Entre as áreas de maior risco em Rio Grande estão as Ilhas da Torotama, dos Marinheiros, do Leonídio e as zonas ribeirinhas da cidade. Ainda não há vias bloqueadas por alagamentos, e não há registros de pessoas em abrigos. Contudo, algumas famílias desalojadas optaram por buscar abrigo temporário em residências de parentes, principalmente nas ilhas.
Três abrigos estão prontos para atender a população, caso necessário: o Salão Paroquial do Povo Novo (voltado à população das ilhas e interior), o Ginásio da Escola França Pinto (zona urbana e ribeirinha) e a Igreja do Salvador, destinada a famílias em situações específicas.
Ventos e sensação térmica negativa
As condições climáticas seguem desafiadoras. Os ventos chegaram a 40 km/h, com direção oeste, e a temperatura registrada nesta manhã foi de 4,3 °C, com sensação térmica de -1,2 °C.
Transporte aquaviário segue, mas com restrições
O transporte por balsas e lanchas está mantido. As balsas que fazem a travessia para São José do Norte e Ilha dos Marinheiros seguem em funcionamento, assim como a lancha. No entanto, o ônibus da linha 51-Palma/Marinheiros enfrenta dificuldades para acessar a rampa da balsa devido à elevação das águas.
Campanha de doações e contatos emergenciais
A Prefeitura segue com a campanha de arrecadação de donativos para os abrigos. Estão sendo solicitadas roupas, alimentos, cobertores, sabão líquido, tijolos, pallets, colchões, água, leite, proteínas e itens de higiene. As doações podem ser entregues nos seguintes locais:
-
Prefeitura do Rio Grande
-
Ginásio Farydo Salomão
-
Previrg
-
Procon
-
Defesa Civil
-
Secretaria do Cassino
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser contatada pelo WhatsApp (53) 99968-3244. Devido à instabilidade do número 193, os atendimentos do Corpo de Bombeiros estão sendo realizados pelo número (53) 98427-2178. Já o SAMU está atendendo pelo aplicativo Chamar 192, pois o número tradicional encontra-se indisponível.